Conflito entre Israel e Hamas é o mais mortal em território israelense desde 2008; na Palestina, desde 2015

No sábado (7), o Hamas fez um ataque surpresa contra Israel a partir da Faixa de Gaza, mataram centenas de pessoas e fizeram mais de 100 pessoas reféns. Israel declarou guerra ao grupo islâmico extremista armado.

Conflito entre Israel e Hamas é o mais mortal em território israelense desde 2008; na Palestina, desde 2015

O conflito atual entre Israel e o grupo extremista Hamas é o mais mortal desde 2008 em território israelense; na Palestina, é o que tem o maior número de mortos desde 2015.

As informações de janeiro de 2008 a setembro de 2023 são do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha, na sigla em inglês) e dizem respeito às mortes em conflitos e no contexto da ocupação israelense em territórios palestinos. Já os dados desde o conflito iniciado no sábado (7) são resultado de balanço das autoridades locais.

Imagens de drone mostram destruição após ataque em festival de música em Israel

 

Reproduzir vídeo

 

 

 

Reproduzir

00:00/00:27

Silenciar som

Minimizar vídeoTela cheia

Imagens de drone mostram destruição após ataque em festival de música em Israel

Em Israel:

 

  • são cerca de 900 mortes desde sábado, quando o Hamas começou os ataques no território israelense —em 2023 inteiro, são 929.
  • O número é três vezes maior do que a soma de todas as mortes em Israel entre 2008 e 2022.

 

Na Palestina:

 

 

Segundo os dados da ONU, mais da metade dos mortos palestinos e israelenses nesse período de 15 anos eram civis.

 

 

Entenda o conflito

 

▶️ Como começou o conflito entre o Hamas e Israel? A mais recente disputa na região começou em 7 de outubro, quando o Hamas realizou um ataque-surpresa contra Israel. Essa foi a mais violenta ação contra o território israelense dos últimos 50 anos. Os serviços de inteligência do país não conseguiram antecipar que uma ofensiva dessa magnitude estava sendo preparada.

▶️ O que é o Hamas? O grupo extremista armado é uma das maiores organizações islâmicas dos territórios palestinos e, desde 2007, controla a Faixa de Gaza. O Hamas é considerado um grupo terrorista por países como os Estados Unidos e o Reino Unido. Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre o grupo.

▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou lançados 5 mil foguetes. Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país. Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.

▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação. "Estamos em guerra e vamos ganhar", disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque. "O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu." Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.

▶️ Quantas pessoas morreram? Até às 16h, o balanço das autoridades locais indicava que ao menos 1.587 pessoas morreram, sendo 900 em Israel, 687 na Faixa de Gaza e sete na Cisjordânia. Milhares de pessoas ficaram feridas.

▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito. Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km² -- um pouco menor que Santa Catarina. Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.

▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes. Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.

 

 

 

Fonte https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/10/09/conflito-entre-israel-e-hamas-e-o-mais-mortal-em-territorio-israelense-desde-2008-na-palestina-desde-2015.ghtml