Trilhões de toneladas de gelo derretem de plataformas protetoras da Antártida, aponta estudo

Trilhões de toneladas de gelo derretem de plataformas protetoras da Antártida, aponta estudo

Quatro dúzias de plataformas de gelo da Antártida encolheram pelo menos 30% desde 1997 e 28 delas perderam mais de metade do seu volume nesse período, relata um novo estudo que pesquisou estes “guardiões” cruciais entre as enormes geleiras do continente congelado e as regiões abertas do oceano.

Das 162 plataformas de gelo do continente, 68 tiveram uma redução significativa entre 1997 e 2021, enquanto 29 cresceram, 62 não mudaram e três perderam massa, mas não de uma forma que os cientistas possam dizer que mostra uma tendência significativa, de acordo com um estudo publicado na quinta-feira (12) na revista Science Advances.

 

Esse gelo derretido, que geralmente envolve geleiras maiores atrás dele, vai, então, para o mar. Os cientistas temem que o degelo provocado pelas alterações climáticas na Antártida e na Groenlândia provoque um aumento perigoso e significativo do nível do mar ao longo de muitas décadas e séculos.

“Saber exatamente como e quanto gelo está sendo perdido nessas plataformas flutuantes protetoras é um passo fundamental para entender como a Antártica está evoluindo”, disse o cientista de gelo da Universidade do Colorado, Ted Scambos, que não fez parte do estudo.

Scambos disse que a pesquisa fornece informações sobre a água doce que está derretendo no Mar de Amundsen – “a região chave da Antártica para o aumento do nível do mar” – o que não só aumenta a altura do oceano, mas o torna menos denso e salgado.

Os maiores culpados foram os icebergs gigantes que se romperam em 1999, 2000 e 2002 e que eram do tamanho de Delaware, disse ele. O estudo também analisa o derretimento do gelo a partir da água quente abaixo.

 

As plataformas de gelo são extensões flutuantes de geleiras que agem “como guardiões” e impedem que a geleira maior flua mais rapidamente para a água, disse o principal autor do estudo.

 

 

 

Ao todo, as plataformas de gelo da Antártida perderam cerca de 8,3 trilhões de toneladas (7,5 trilhões de toneladas métricas) no período de 25 anos, concluiu o estudo. Isso equivale a cerca de 330 bilhões de toneladas (300 trilhões de toneladas métricas) por ano e é semelhante a estudos anteriores.

Mas o total geral não é a história real, disse o principal autor do estudo, Benjamin Davison, glaciologista da Universidade de Leeds, no Reino Unido.

O que é mais importante, disse ele, são os padrões de perda individual de prateleira. O novo estudo mostra as perdas profundas, com quatro glaciares a perderem mais de um bilião de toneladas na península e no lado ocidental do continente.

“Alguns deles perderam muita massa ao longo do tempo”, disse Davison. “Wordie mal é mais uma plataforma de gelo.”

A plataforma de gelo Wordie, que retém quatro glaciares perto da ponta da Península Antártica, sofreu um grande colapso em 1989, mas perdeu 87% da sua massa restante desde 1997, descobriu Davison. A vizinha Larsen A perdeu 73% e Larsen B 57%. A maior das plataformas de gelo Larsen, Larsen C, perdeu 1,8 bilhões de toneladas (1,7 trilhões de toneladas métricas) de gelo, cerca de um oitavo da sua massa.

 

A maior perda de todas está na plataforma de gelo de Thwaites, que retém a geleira apelidada de Doomsday porque está derretendo muito rápido e é muito grande. A plataforma perdeu 70% da sua massa desde 1997 – cerca de 4,1 trilhões de toneladas (3,7 trilhões de toneladas métricas) – no Mar de Amundsen.

As plataformas de gelo que cresceram estavam predominantemente no lado leste do continente, onde existe um padrão climático que isola a terra das águas mais quentes, disse Davison. As plataformas de gelo a leste cresciam mais lentamente do que as plataformas que perdiam gelo a oeste.

É difícil relacionar a perda individual de uma plataforma de gelo diretamente com as alterações climáticas causadas pelo homem, mas espera-se um desgaste constante à medida que o mundo aquece, disse ele.

 

Fonte; https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/10/13/trilhoes-de-toneladas-de-gelo-derretem-de-plataformas-protetoras-da-antartida-aponta-estudo.ghtml