Luxa não pedirá demissão, mesmo acumulando nove derrotas em 17 jogos. Só sairá do Corinthians demitido. Organizadas protestarão

Técnico, de 71 anos, tenta demonstrar entusiasmo após a derrota para o limitado América, penúltimo do Brasileiro. Derrota por 1 a 0, ontem, obriga o clube a vencer por 2 a 0 em Itaquera para chegar à semi da Copa do Brasil

Luxa não pedirá demissão, mesmo acumulando nove derrotas em 17 jogos. Só sairá do Corinthians demitido. Organizadas protestarão

São Paulo, Brasil

17 partidas, 9 derrotas, 4 empates e 4 vitórias.

13 gols a favor, 19 gols contra.

31,3% de aproveitamento.

Um dos piores inícios de trabalho de um treinador na história do Corinthians.

 

Mas a diretoria continua apoiando Vanderlei Luxemburgo.

Mesmo pressionada pelas organizadas e pelos conselheiros.

Ele garantiu ao presidente Duilio que não pedirá demissão.

 

De jeito nenhum.

 

O técnico, de 71 anos, tenta mostrar entusiasmo, mesmo colecionando fracassos.

Foi assim no começo desta madrugada.

Ele se mostrava feliz com o desempenho do time, que perdeu mais uma vez.

Para o América Mineiro, na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil, em Belo Horizonte, por 1 a 0.

Vibrava por seu time ter dado 18 chutes a gol; 10 obrigaram o goleiro Mateus Pasinato a trabalhar muito. 

 

O técnico fazia de conta que não sabia que o América é o penúltimo colocado no Brasileiro: perdeu 8 de 13 jogos e tomou 29 gols, com a defesa mais vazada do torneio, e tem um elenco muito limitado, sob o comando de Vagner Mancini.

Não citava que sua equipe tomou dez chutes.

"Perdemos, mas fico feliz pela postura do time. Jogamos o time do América para trás, fomos abrindo, e a jogada foi fluindo.

"Temos treinado isso aí. Estamos evoluindo. O goleiro deles trabalhou bastante", dizia, orgulhoso.

Ele só se irritava ao falar do gol que o time tomou de Juninho, jogador de 35 anos, que deu a vitória ao América. Como tem sido uma constante, ele passou a culpa para os jogadores.

"Você não pode fazer uma falta, o cara bater rápido e a nossa defesa estar desprotegida, não pode.

"Tem que alguém ficar na po... da bola e tomar cartão.

"Você vai deixar seguir e deixar desarrumado? É a origem do que aconteceu. O cara pega, bate a bola, e o outro sai nas costas do Gil. A bola não pode sair tão rápido, tem que alguém ficar na frente, tomar amarelo, e aí a defesa fica ajustada."

 

Luxemburgo sabe quanto está pressionado.

A cobrança de conselheiros e membros importantes das organizadas é enorme. O presidente Duilio Monteiro Alves não quer nem mais tratar do tema. Insiste que continuará com Vanderlei. 

O elenco ficará em Belo Horizonte. Porque enfrentará o Atlético Mineiro, no sábado.

O time precisa de uma vitória para não cair na zona do rebaixamento.

Renato Augusto não jogou ontem contra o América.

Ele se recupera de um edema na panturilha da perna esquerda. É a sétima contusão do jogador de 35 anos, desde que voltou ao Corinthians, em 2021.

O meia tentará atuar pelo menos um tempo no sábado.

O meia paraguaio Matías Rojas, que atuava no Racing, deverá fazer sua estreia. Aos 27 anos, ele já entendeu o difícil momento do seu novo clube e quer colaborar.

A permanência do elenco fora de São Paulo é vista pelos atletas como garantia de paz, diante dos protestos, das atitudes cada vez mais violentas das organizadas.

Como tirar Luan do Motel Caribe, espancando-o, ameaçando-o de morte se não deixar o Corinthians, na madrugada de terça-feira (4).

"Nós precisamos ter paz no futebol e na vida. Estamos muito sem paz em muitos segmentos. Vai para não sei onde, é assalto, morreu não sei quem, bala perdida, vai ao supermercado e um enforca o outro. Precisamos ter paz.

"Claro que sou contra a violência, tiveram uma atitude na Arena em que colocaram nariz [de palhaço], pacífica, faz parte. Nós precisamos mudar um pouco esse comportamento de que a violência impera em qualquer lugar, no mundo", discursou Luxemburgo.

Não foi só Luxa; os jogadores gostaram do desempenho do time contra o América, apesar da derrota.

"Buscamos o empate até o fim, e com certeza o goleiro deles foi o melhor da partida, salvou o América, como o Cássio também, em uma grande defesa. Foi um grande jogo, está aberto, vamos decidir em casa para passar para a semifinal", disse Róger Guedes, que acertou a trave e foi o jogador a dar mais trabalho à defesa do América.

Cássio estava ainda mais otimista com a possibilidade de vaga na semifinal da Copa do Brasil.

"A gente está viva para fazer um grande jogo em casa e reverter o resultado. Em outros jogos, vocês questionaram não criar chances. Hoje, nós criamos, mas, quando temos oportunidades, temos que matar.

"No meu ponto de vista, o Corinthians vai vivo, apesar da derrota. No segundo tempo, criamos, só não conseguimos fazer o gol. O goleiro deles, na minha opinião, foi o melhor em campo. Vamos vivos para a segunda partida. Temos totais condições de reverter."

Róger Guedes lutou, acertou a trave. O Corinthians dependeu dos jogadores, não do esquema tático

Róger Guedes lutou, acertou a trave. O Corinthians dependeu dos jogadores, não do esquema tático

GLEDSTON TAVARES/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO - 05.07.2023

Mas, mesmo em Belo Horizonte, as organizadas do Corinthians prometem protestar contra a campanha assustadora do time de Luxemburgo.

A direção decidiu reforçar a segurança dos atletas.

O clima ficou mais tenso depois das agressões a Luan.

Os jogadores e o técnico estão muito preocupados.

Uma nova derrota e o mergulho na zona do rebaixamento serão um caos.

Mas Luxa só sairá do Corinthians demitido...

Fonte https://esportes.r7.com/prisma/cosme-rimoli/luxa-nao-pedira-demissao-mesmo-acumulando-nove-derrotas-em-17-jogos-so-saira-do-corinthians-demitido-organizadas-p