PF instaura investigação para apurar causas do apagão que atingiu o país na semana passada

PF instaura investigação para apurar causas do apagão que atingiu o país na semana passada

PF instaura investigação para apurar causas do apagão que atingiu o país na semana passada

A Polícia Federal instaurou nesta terça-feira (22) inquérito policial para apurar as causas do apagão que deixou parte do país sem energia elétrica na última terça-feira (15). A investigação, que corre em sigilo, analisa os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou na quinta-feira (17) que o governo trabalha com a possibilidade de o apagão ter sido causado por ação humana.

O apagão registrado em todo o país nesta terça-feira aconteceu horas depois de Wilson Ferreira Júnior pedir demissão da presidência da Eletrobras. Na noite da segunda-feira (14), a empresa informou em comunicado que Ferreira Júnior renunciou ao cargo de CEO, mas não disse o motivo de ele ter pedido para deixar o posto.

Leia mais: Ministro de Minas e Energia afirma que apagão teve início em linha da Eletrobras

A falha no fornecimento de energia elétrica afetou cerca de 29 milhões de brasileiros. O governo ainda não conseguiu esclarecer as causas específicas do episódio, mas ressaltou que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitou formalmente que fosse aberta uma investigação dos fatos. Dino enviou o pedido à Polícia Federal na última quarta (16).

"A medida de cautela, de prudência, foi transformar o ofício do ministro Alexandre Silveira em uma determinação à Polícia Federal para que proceda com a investigação dos fatos", completou o ministro. 

Fonte PF instaura investigação para apurar causas do apagão que atingiu o país na semana passada - Notícias - R7 Brasília