Comerciante entrevistada pelo R7 em matéria sobre violência tem loja arrombada no centro de São Paulo

Três meses após publicação, Helena Vasconcelos Silva encontrou o portão de ferro do bar retorcido quando chegou para trabalhar

Comerciante entrevistada pelo R7 em matéria sobre violência tem loja arrombada no centro de São Paulo

Não fechei de teimosa, de enxerida”, disse ao R7 a comerciante Helena Vasconcelos Silva, de 62 anos, em uma matéria publicada no dia 24 de abril deste ano sobre a insegurança no centro de São Paulo. Esta mesma lojista teve a loja arrombada na manhã da última quarta-feira (19), cerca de três meses após a reportagem ir ao ar.

Helena, que possui um bar na rua Helvétia, procurou a equipe de reportagem do portal para mais uma vez protestar sobre a sensação de falta de segurança na região central de São Paulo.

“Estou indignada porque os políticos vêm aqui pedir voto, mas quando acontece alguma coisa, não aparece ninguém. Arrombaram a minha porta, só esse ano é a segunda vez”, lamenta Helena.

À época em que a primeira reportagem foi produzida, a comerciante afirmou que sofria com a queda no movimento de clientes na região. Foi justamente na rua Helvétia, próximo ao Minhocão, onde dependentes químicos se reuniam para usar drogas.

“O pessoal vinha aqui, tomava um café, mas agora não tem nada. Sabe quantos almoços eu vendi hoje? Três. Tem dia que não vende nenhum, antigamente vendia 70”, disse Helena ao R7 em abril.

A comerciante ainda afirma que as polícias Civil e Militar não foram até o local após o arrombamento da última quarta-feira.

“Tem que chamar alguém, presidente, governador... tem que botar mais polícia na rua. Você fica com as mãos amarradas”, lamentou Helena.

 

Ao R7, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) afirmou que "as polícias Civil e Militar estão à disposição da vítima para ouvi-la e investigar o crime" e que "o policiamento foi intensificado na região com o incremento de 120 policiais militares a mais atuando diariamente nas ruas".

Governo registra menos furtos e roubos no centro

undefined

Os números de roubos e furtos registrados pela SSP-SP no centro da capital paulista apresentam uma queda contínua desde abril, após 15 meses de altas consecutivas entre janeiro de 2022 e março de 2023.

 

O último boletim da secretaria mostrou que foram registrados 239 furtos e 99 roubos no centro de São Paulo entre os dias 10 e 16 de junho. No mesmo período do ano anterior, as autoridades identificaram 221 furtos e 154 roubos.

“Os resultados decorrem de uma política conjunta de investimentos em tecnologia e inteligência, parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e a comunidade e resposta rápida e efetiva da polícia para combate aos delitos”, divulgou a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) no site oficial do poder executivo de SP.

 

FONTE https://noticias.r7.com/sao-paulo/comerciante-entrevistada-pelo-r7-em-materia-sobre-violencia-tem-loja-arrombada-no-centro-21072023