Relatório da PF detalha conversa de Marcos do Val sobre suposto plano golpista

Relatório da PF detalha conversa de Marcos do Val sobre suposto plano golpista

Conversas extraídas do celular do senador afastado Marcos do Val, em poder da Polícia Federal, detalham como ele se referia a um suposto plano de golpe que ele diz ter tratado em reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira.

Do Val é investigado pela PF por tentativa de obstruir as investigações e, nesse caso, contou várias versões diferentes.

A um grupo no WhatsApp, ele falou de uma suposta trama para impedir a posse do presidente Lula. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal O Globo e obtida também pelo blog.

Nas mensagens, ele diz que está "com a bomba na mão para destruir Bolsonaro e outra para destruir Lula".

 

Em outro trecho, ele se coloca na seguinte posição de importância: "simplesmente está em minhas mãos o destino de dois presidentes".

Segundo fontes ouvidas pelo blog, essas informações estão num primeiro relatório de análise do celular que Marcos do Val entregou voluntariamente à Polícia Federal.

Em junho, uma operação da PF apreendeu outros aparelhos telefônicos, pendrives e computadores em endereços ligados a Do Val em Brasília e no Espírito Santo. O conteúdo desses dispositivos ainda não foi divulgado.

Em nota, Marcos do Val disse que os trechos de conversas dele foram retirados de contexto e que a investigação está sob sigilo.

Começa a perícia nos computadoes e celulares do senador Marcos do Val

 

 

 

 

Minimizar vídeoTela cheia

Começa a perícia nos computadoes e celulares do senador Marcos do Val

 

PF investiga

 

Marcos do Val é investigado por obstruir investigações sobre os atos golpistas do 8 de janeiro. Postagens do senador em redes sociais basearam a operação de junho.

Em fevereiro deste ano, do Val acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira de organizarem uma reunião, no fim do ano, para propor o envolvimento do senador em um plano de golpe de Estado.

O senador afastado, no entanto, divulgou desde então múltiplas versões sobre o caso, com várias contradições.

Entre os crimes em que ele pode ser enquadrado, segundo as investigações, está o de divulgar informações sigilosas que podem causar prejuízo a outras pessoas.

As contas do senador em redes sociais foram bloqueadas por determinação da Justiça.

Fonte https://g1.globo.com/politica/blog/camila-bomfim/post/2023/07/12/relatorio-da-pf-detalha-conversa-de-marcos-do-val-sobre-suposto-plano-golpista.ghtml