É possível remover tatuagem do rosto? Processo é lento e pode deixar cicatriz; entenda

Tayane Caldas, de 18 anos, teve rosto tatuado à força pelo ex-namorado, que não aceitava o término do relacionamento. Um ano após o caso, jovem segue tentando remover tatuagem.

É possível remover tatuagem do rosto? Processo é lento e pode deixar cicatriz; entenda

A jovem Tayane Caldas, de 18 anos, teve o rosto tatuado à força pelo ex-namorado, Gabriel Henrique Alves Coelho, que não aceitou o fim do relacionamento. Ela passou por uma sessão de tortura, com agressões e ofensas. Em junho do ano passado, o Ministério Público apresentou denúncia contra Gabriel Coelho à Justiça.

No documento, o promotor Osvaldo de Oliveira Coelho relatou que, além da violência física, as agressões também causavam intimidação à vítima. Segundo Tayane, em outras duas vezes, o ex já havia tatuado seu nome no seio e na virilha da jovem.

Um ano após o caso, a jovem segue tentando remover tatuagem. “Fiz seis sessões (de laser) e já clareou bem, tem letras que já saíram, mas ainda não consegui remover por completo”, contou Tayame ao g1.

A seguir, você entende como é feito o processo de remoção a laser de tatuagens e por que ele é demorado. A médica dermatologista Carla Góes presta o serviço para mulheres vítimas de violência e explicou detalhes do procedimento.

‘Ele me matou por dentro’, diz jovem tatuada à força pelo ex-namorado no rosto

 

 

1. Como funciona?

 

Foto de arquivo: Tecnologias permitem a remoção de tatuagem — Foto: OligoFlora/Divulgação

Foto de arquivo: Tecnologias permitem a remoção de tatuagem — Foto: OligoFlora/Divulgação

“É um tratamento lento, é utilizado laser, existem lasers específicos. Não vai remover de uma única vez, são necessárias algumas aplicações. Na primeira sessão, a gente começa a ter uma ideia da profundidade que essa pigmentação chegou”, afirmou a médica Carla Góes.

Voltar ao início

Violência contra mulher: entenda o ciclo do relacionamento abusivo

 

 

Violência contra mulher: entenda o ciclo do relacionamento abusivo

 

2. Processo é dolorido?

 

“Quando faz a aplicação do laser, o local fica sensível, a pele fica delicada e, no caso dela, vai ter que usar um filtro solar mais forte por ser no rosto. A pessoa costuma tirar com sofrimento. Tirar tatuagem é um dos processos mais chatos porque o paciente fica incomodado. Quanto mais profunda a tatuagem estiver na pele, mais incômodo a pessoa vai sentir".

Voltar ao início

 

 

3. Deixa marcas ou cicatrizes?

 

“Existem lasers que, se não bem utilizados, podem deixar queloide. É importante saber qual o tipo do laser, não ser muito agressivo no tratamento. Mas existe o risco. Quanto mais pigmento, maior a chance de lesões na pele”.

Voltar ao início

 

4. Quanto?

 

“Geralmente, se paga mais caro para remover uma tatuagem do que para fazê-la. Varia entre 1,5 mil a 2 mil, por sessão. Depende de como o tratamento vai se desenvolver”.

Voltar ao início

 

5. É uma forma de amenizar o trauma que a vítima passou?

 

"Eu fundei o Instituto Um Novo Olhar, que é o primeiro a fazer atendimentos médicos a vítimas de violência doméstica de graça. A gente faz reconstrução facial para as vítimas que sofrem agressões. São agressões imensas, desde facadas até partes do corpo arrancadas. Fornecemos, inclusive, tratamento psiquiátrico para a vítima e para família", disse Carla Góes.

 

“Ela, removendo a tatuagem, vai remover parte dessa agressão. Apagar completamente, é difícil. A tatuagem a gente consegue remover, mas a marca da agressão é emocional”.

 

 

Fonte https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/06/01/e-possivel-remover-tatuagem-do-rosto-processo-e-lento-e-pode-deixar-cicatriz-entenda.ghtml