Em caso raro na medicina, testículo é deslocado para dentro do abdômen após acidente de moto

Paciente foi internado com dor intensa e precisou ser submetido a uma cirurgia para devolver a gônada ao escroto

Em caso raro na medicina, testículo é deslocado para dentro do abdômen após acidente de moto

Uma queda de moto inusitada levou um homem a vivenciar uma situação médica rara e dolorosa. O testículo direito dele foi deslocado de seu local usual, no escroto, e empurrado para dentro do corpo, o que causou uma dor intensa. 

O testículo atravessou uma pequena passagem na virilha, que dá acesso ao interior do abdômen. 

 

Essa passagem, conhecida como canal inguinal, normalmente tem cerca de 4 cm a 6 cm de comprimento em adultos. Ela se forma à medida que os órgãos genitais externos saem do abdômen, onde se desenvolvem inicialmente no embrião.

 

Tanto o sistema reprodutivo masculino quanto o feminino possuem esse canal, embora os órgãos e as estruturas contidos na passagem variem entre os sexos.

 

O caso aconteceu em um hospital de Roma, na Itália, e foi relatado no fim do mês passado no jornal BMJ Case Reports.

Os médicos que atenderam o paciente notaram que são raros traumas ou lesões que desloquem os testículos de seu local, no escroto.

• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram

 

No entanto, ao revisar a literatura, eles descobriram que cerca de 80% dos casos relatados ocorrem em homens na casa dos 20 anos que estiveram envolvidos em acidentes de moto. Mas apenas raramente — cerca de 6% das vezes — os testículos chegam até o abdômen.

 

No caso recente, os médicos precisaram, inicialmente, remover o acúmulo de sangue da virilha do homem e aquecer o testículo privado de oxigênio até que ele recuperasse sua cor normal.

Em seguida, eles reposicionaram cirurgicamente o testículo direito, usando um tipo de operação chamada orquidopexia — procedimento também feito em crianças com um defeito congênito comum, no qual um testículo não desce completamente durante o desenvolvimento inicial.

Os autores do relatório observaram quão difícil pode ser para os médicos identificarem um deslocamento testicular.

Isso ocorre porque lesões graves e o acúmulo de sangue na área da virilha devido a incidentes traumáticos podem dificultar o exame físico do escroto.

Em um caso anterior, um paciente demorou quase um ano para ser diagnosticado após um acidente de moto.

Tais atrasos podem ter consequências graves. Um diagnóstico imediato é necessário para evitar possíveis impactos na fertilidade e na produção de hormônios, ressaltaram os autores.

No caso recente, os médicos tiveram um pequeno atraso no diagnóstico do deslocamento testicular. O homem chegou ao pronto-socorro com um grande hematoma no escroto.

Portanto, inicialmente, os médicos não puderam examinar adequadamente os testículos do homem e concentraram-se principalmente no controle do sangramento ativo, na atenção às extensas fraturas em sua pelve e na garantia da integridade de sua bexiga.

Com a ajuda de uma tomografia computadorizada, no entanto, os profissionais identificaram o testículo deslocado e o reposicionaram para seu local apropriado.

Em seis meses, o testículo estava de volta ao normal, sem sinais de danos duradouros em suas funções vitais, como a produção de hormônios ou de esperma.

Fonte https://noticias.r7.com/saude/testiculo-deslocado-abdomen-acidente-moto-17102023