Estudante de Medicina da UCP desenvolve protocolo de atendimento do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero

Estudante de Medicina da UCP desenvolve protocolo de atendimento do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero

O trabalho de atendimento do setor de Pediatria do Hospital Regional Anibal Leoncio Medina de Pedro Juan Caballero ganhou uma importante ferramenta de auxílio e otimização do atendimento da população. Um novo protocolo que considera um sistema operacional padrão, com base científica, no modelo Manchester.

Na classificação de Manchester que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

No protocolo criado pela Médica Interna Arlene Maria da Universidade Central do Paraguai (UCP) de Pedro Juan Caballero, o sistema de cores foi adaptado ao fluxo do setor e aprovado pela médica responsável, que abrange todos os atores envolvidos no processo de acolhimento. Ou seja: o profissional executor, paciente e acompanhante. Além do manual com as definições e os conceitos de cada classificação de risco, disponível para a equipe do setor, houve também treinamento e divulgação pública da estratégia em geral.

Na Urgência Pediátrica do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, já existia uma classificação, porém era feita somente no sistema, os pacientes e os acompanhantes não tinham conhecimento de sua classificação e nem de seu tempo de espera.

“Dentre as funções do médico interno, está implantar ações para melhoria da assistência prestada nos serviços de saúde, conforme a necessidade e especificidade de cada setor e estamos fazendo isso através deste novo protocolo que humaniza o atendimento e traz beneficio para o paciente, seus familiares e para os profissionais médicos envolvidos”, destaca Arlene Maria.

O trabalho da estudante do último semestre de Medicina da Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero, teve a supervisão da médica Zulmiria que é tutora do projeto e do médico Júnior Diniz, Coordenador de Internato da instituição.