Hotéis na Europa, passeio de iate e vinhos caros: chefão do tráfico que escapou da PF ostenta luxo na web

Conhecido como 'Dom', Antônio Joaquim Mota controla parte do tráfico na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Guarda-costas confirmou que ele conseguiu fugir porque foi avisado de operação.

Hotéis na Europa, passeio de iate e vinhos caros: chefão do tráfico que escapou da PF ostenta luxo na web

Nas redes sociais, uma vida de luxo. Por trás dela, um grande esquema de narcotráfico na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Na semana passada, Antônio Joaquim Mota, conhecido “Dom”, escapou de helicóptero de uma operação da Polícia Federal. Ele é um dos maiores traficantes do país, mas na internet, a rotina dele é tranquila: viagens internacionais, relógios finos e vinhos caros.

Um vídeo exibido pelo Fantástico mostra Dom dançando com amigos em um iate (veja abaixo). Ele namora uma influenciadora digital, que também posta momentos de luxo com o traficante nas redes sociais.

Dom, chefão do tráfico que escapou da PF, ostenta luxo na web — Foto: Redes sociais/Reprodução

Dom, chefão do tráfico que escapou da PF, ostenta luxo na web — Foto: Redes sociais/Reprodução

 

Dom é protegido por um grupo paramilitar de mercenários estrangeiros. O guarda-costas dele, Iuri da Silva Gusmão, aparece em vídeos disparando com pistolas, carabinas, metralhadoras e fuzis. Ele também exibe uma arma de calibre 50, que derruba aeronaves.

Iuri foi preso pela polícia e, em depoimento, revelou que o patrão conseguiu escapar porque foi avisado da operação da PF. Atualmente, Dom está foragido e na lista de difusão vermelha da Interpol.

Também conhecido como “Motinha”, Dom é da terceira geração de uma família que enriqueceu com o tráfico de drogas e o contrabando na fronteira entre Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

O “clã Mota” é composto pelo pai Antônio Joaquim da Mota, o Tonho, e o filho Dom, além da irmã Cecyzinha Mota, e a mãe Cecy Mota, investigadas por lavagem de dinheiro. A família tem relações próximas com outros líderes do narcotráfico.

Veja mais detalhes na reportagem em vídeo acima.

 

Defesa

 

A defesa de Iuri Gusmão disse que acompanha os fatos para garantir a proteção dos direitos à ampla defesa do investigado.

O advogado do pai de Dom afirmou que a família está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos para o restabelecimento de sua honra e, ainda, que não teve todo acesso ao conteúdo investigado e, por isso, não pode esclarecer os fatos noticiados pela imprensa.

Assista à reportagem completa no vídeo abaixo:

Procura-se 'Dom': guarda-costas confirma em depoimento que chefão do tráfico foi avisado de operação da PF para prendê-lo

 

Fonte https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/07/10/hoteis-na-europa-passeio-de-iate-e-vinhos-caros-chefao-do-trafico-que-escapou-da-pf-ostenta-luxo-na-web.g