Lula sanciona lei que autoriza uso de ozonioterapia em todo o país

Lula sanciona lei que autoriza uso de ozonioterapia em todo o país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que autoriza o uso da ozonioterapia em todo o território nacional como um tratamento complementar. O texto foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (7). A proposta foi aprovada em julho pelo Senado.

 

terapia foi alvo de polêmica durante a pandemia de Covid-19. Em 2020, a técnica foi recomendada pelo prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (MDB), mesmo sem ter a eficácia comprovada.

 

Em agosto do mesmo ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu uma nota em que esclarece que a terapia com ozônio não era reconhecida para o tratamento da Covid-19 nem de nenhuma outra doença.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

A ozonioterapia consiste na aplicação de oxigênio e ozônio diretamente na pele ou no sangue do paciente, na tentativa de conter infecções e aumentar a oxigenação do tecido.

 

De acordo com a lei sancionada nesta segunda (7), a ozonioterapia fica autorizada como procedimento de caráter complementar, nas seguintes condições:

• a ozonioterapia somente poderá ser realizada por profissional de saúde de nível superior inscrito em seu conselho de fiscalização profissional;

• a ozonioterapia somente poderá ser aplicada por meio de equipamento de produção de ozônio medicinal devidamente regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou órgão que a substitua; e

 

• o profissional responsável pela aplicação da ozonioterapia deverá informar ao paciente que o procedimento possui caráter complementar.

Fonte https://noticias.r7.com/brasilia/lula-sanciona-lei-que-autoriza-uso-de-ozonioterapia-em-todo-o-pais-07082023