O que são as Paso, as primárias argentinas

O que são as Paso, as primárias argentinas

O cenário político da Argentina atraiu a atenção do mundo neste domingo (14). Para além do resultado inesperado - o ultraconservador Javier Milei liderou os votos -, o modelo de prévias do país latino-americano chamou a atenção, já que as eleições de fato só ocorrem em outubro.

As primárias argentinas são uma votação obrigatória pelo Código Eleitoral local para definir os candidatos que concorrerão às eleições presidenciais. É um formato relativamente novo - existe desde 2011 - e único no mundo, porque:

 

  • A votação é obrigatória a todos os cidadãos aptos a votar;
  • É diferente de primárias mais tradicionais, de países como França e EUA, nas quais afiliados de partidos escolhem os candidatos apenas de suas siglas, em datas diferentes; no caso Argentino, todas as siglas passam pela votação no mesmo dia;
  • Todos os partidos são obrigados a fazer prévias, ainda que só tenham um candidato concorrendo que queira concorrer à presidência, ou ainda um consenso dentro da sigla;

 

 

 

Como funcionam as primárias

 

 

  • Todos os eleitores são então convocados às urnas em um mesmo dia - que neste ano, foi no domingo (13). Ao chegar ao local de votação, o eleitor depara-se com distintas cédulas, cada qual de um partido diferente;
  • O eleitor então escolhe a cédula do grupo político de sua predileção e vota nas primárias dessa agremiação;
  • Para avançar na corrida presidencial, todos os candidatos que concorrem nas primárias precisam de, no mínimo, 1,5% dos votos para se tornarem elegíveis - assim, os partidos nanicos são eliminados, o que foi o principal objetivo da criação desse processo prévio de votação.
  • Com o resultado, as primárias também definem, na mesma época, o candidato de cada legenda;

 

 

Historicamente, as primárias - conhecidas pela sigla Paso (Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias) - servem como uma espécie de ensaio para as eleições gerais e um termômetro de quem tem chances reais de vencer.

 

Mas não necessariamente o vencedor das Paso é o candidato eleito à presidência:

 

  • Em 2019, a chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner venceu a do então presidente, Mauricio Macri, nas Paso;
  • Já nas primárias anteriores, Maurício Macri havia perdido para o candidato da situação, Daniel Scioli.

 

 

As eleições definitivas

 

 

Com o resultado das Paso em mãos, os candidatos "pré-eleitos" podem então concorrer às eleições presidenciais, que acontecem em outubro.

Como no Brasil, a votação pode ter um segundo turno, em novembro - as principais projeções indicam que esse cenário é o mais provável.

Nas eleições gerais, os argentinos elegem presidente e seu vice e parte dos deputados e senadores do país.

 

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/08/14/o-que-sao-as-paso-as-primarias-argentinas.ghtml