Otan decide renovar mandato de Stoltenberg como secretário-geral por mais um ano

Atual mandato do político norueguês à frente da organização terminaria em 30 de setembro

Otan decide renovar mandato de Stoltenberg como secretário-geral por mais um ano

O secretário-geral da Organização da Otan (Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, permanecerá à frente da entidade por mais um ano, confirmaram fontes à Agência EFE na quinta-feira (29).

A renovação ainda não é oficial, mas está "muito avançada" e será anunciada na próxima semana se não houver imprevistos.

O atual mandato do político norueguês à frente da organização termina em 30 de setembro e, nos últimos meses, houve um debate sobre se os países da Otan escolheriam um sucessor ou se optariam por estender o mandato de Stoltenberg mais uma vez

No final, os países-membros da Otan concordaram que Stoltenberg continuará por mais um ano como secretário-geral da Otan, cargo que ocupa desde outubro de 2014. Nesses quase nove anos, seu mandato foi renovado várias vezes.

Embora o mandato de Stoltenberg seja prorrogado por um ano, até 30 de setembro de 2024, as fontes disseram que o objetivo é chegar à cúpula dos líderes da Otan em Washington, em julho do próximo ano, com um sucessor já definido.

"Se chegarmos a um consenso sobre um substituto para Stoltenberg antes dessa cúpula, chegaremos com um candidato fechado", disseram as fontes.

LEIA TAMBÉM

Apesar da renovação, Stoltenberg havia garantido nas últimas semanas que não estava buscando uma extensão de seu mandato.

No entanto, em 15 de junho, ele também admitiu que é "responsável por todas as decisões que esta Aliança tem que tomar”, exceto uma, que é a que diz respeito a seu futuro.

"Isso cabe aos 31 aliados decidirem", finalizou.

fonte https://noticias.r7.com/internacional/otan-decide-renovar-mandato-de-stoltenberg-como-secretario-geral-por-mais-um-ano-30062023