Projeto de reforma do ensino médio prevê volta de disciplinas obrigatórias e carga horária maior

Texto propõe retomada das 2,4 mil horas de formação básica para estudantes do ensino médio; atualmente são 1,8 mil

Projeto de reforma do ensino médio prevê volta de disciplinas obrigatórias e carga horária maior

O projeto de lei com alterações no novo ensino médio, enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional nessa terça-feira (24), prevê a volta de  disciplinas como sociologia, filosofia, artes e língua espanhola como obrigatórias na grade curricular. O texto enviado ao Legislativo prevê também a retomada das 2,4 mil horas de formação básica para estudantes do ensino médio sem integração com curso técnico. A carga horária atual é de 1,8 mil horas.

 

A proposta com as mudanças foi apresentada pelo ministro da Educação, Camilo Santana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, antes de o texto ser encaminhado ao Congresso. O ministro estava acompanhado de representantes de conselhos e entidades educacionais.

 

O projeto prevê ainda a revogação da inclusão de profissionais não licenciados, com reconhecimento de notório saber, no magistério. De acordo com o texto, serão definidas as situações nas quais esses profissionais poderão atuar, excepcionalmente, como professores do ensino médio.

Veja mais mudanças previstas no projeto

• Estruturação de parâmetros nacionais de organização dos percursos definindo quais componentes curriculares deverão ser priorizados.

• Vedação da oferta dos componentes curriculares da formação geral básica na modalidade de educação à distância.

 

 

• Definição de quatro Percursos de Aprofundamento. Cada percurso deverá contemplar pelo menos três áreas de conhecimento.

Pelo modelo, parte do currículo é o mesmo para todos os estudantes, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já na outra parte, os estudantes escolhem um itinerário para aprofundar o aprendizado. Eles podem decidir entre as áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico. 

Fonte https://noticias.r7.com/brasilia/projeto-de-reforma-do-ensino-medio-preve-volta-de-disciplinas-obrigatorias-e-carga-horaria-maior-25102023