Rafael Nadal anuncia desistência de Roland Garros por lesão

Maior campeão do Grand Slam de Paris, espanhol não vai defender seu título e planeja aposentadoria para 2024: "Deve ser meu último ano"

Rafael Nadal anuncia desistência de Roland Garros por lesão

Rafael Nadal está fora de Roland Garros. O espanhol 22 vezes campeão em Grand Slam anunciou nesta quinta-feira sua desistência do torneio de Paris, entre 29 de maio e 11 de junho. O atual número 14 do mundo do tênis não se recuperou da lesão do quadril e não vai defender seu título na principal competição de saibro do Circuito Mundial da ATP. Nadal evitou estabelecer uma data de retorno às quadras, mas afirmou que pensa em disputar em 2024 sua última temporada.

- Estou aqui para mandar essas três mensagens, que não vou estar em Roland Garros, que não vou jogar durante uma série de meses e minha intenção, não sou muito fã de prever o futuro como sabem aquele que já me conhecem, porque as coisas a gente não sabe como podem sair, mas a minha intenção é que o ano que vem seja meu último ano. Quero poder me despedir dos torneios que marcaram minha carreira ao longo de todos esses anos - disse o tenista.

Maior vencedor de Roland Garros, com 14 títulos de simples, Rafael Nadal não entra em quadra desde 18 de janeiro, quando foi eliminado na segunda rodada do Australian Open. Ele vinha recusando convites para torneios desde então. Vai ser a primeira vez desde 2005 que o espanhol não vai entrar na chave principal do Grand Slam de Paris.

- Preciso colocar um ponto no que é a minha carreira esportiva. E o que eu vou fazer é tentar preparar meu corpo durante os próximos meses. Não vou colocar uma data de retorno, minha intenção é quando me sinta preparado fisicamente. E suponho que quando isso ocorra mentalmente estarei preparado. Poderia ser um objetivo tentar chegar a final do ano e tentar jogar a Copa Davis. E tentar encarar o ano que vem da forma que eu acredito, no que deve ser meu último ano. Este seria meu objetivo, parar para tentar encarar provavelmente o último ano da minha carreira esportiva ao menos com a garantia de poder aproveitar (a despedida) - disse o tenista.

 

 

Nadal afirmou que está vendo evolução na sua recuperação, mas ainda vai precisar de alguns meses para retomar a condição física para o tornar competitivo. Ele sofreu com lesões nos últimos anos, chegou a abandonar Roland Garros em 2016 na terceira rodada, mas pela primeira vez em 18 temporadas não vai estar no Grand Slam de Paris.

- Foram anos complicados ainda que algumas vitórias tenham mascarado isso muitas vezes. Mas a realidade é outra no dia a dia, por isso é importante colocar um ponto nisso. E nesse sentido é o que eu faço agora, depois de ter perdido esses últimos meses me esforçando ao máximo para me recuperar. Não foi possível e sigo sem estar preparado para jogar no nível que necessito - disse Nadal.

Na semana passada, Nadal apareceu em um vídeo nas redes sociais com as mãos no joelho enquanto treinava. O jogador estava com uma forte expressão de dor. O tenista deixou de jogar o Masters 1000 de Roma, de Madri, Indian Wells, Miami, Monte Carlo e Barcelona nesta temporada.

Nadal sente a coxa esquerda e é atendido fora de quadra no Australian Open 2023 — Foto: REUTERS

 

Fonte https://ge.globo.com/tenis/noticia/2023/05/18/rafael-nadal-anuncia-desistencia-de-roland-garros-por-lesao.ghtml