Venda de veículos cai em agosto após fim de incentivo do governo

Queda de quase 8% dos emplacamentos indica necessidade de uma política de fomento industrial de longo prazo, diz Fenabrave

Venda de veículos cai em agosto após fim de incentivo do governo

Os emplacamentos de carros, picapes, utilitários esportivos, vans comerciais, caminhões e ônibus no Brasil recuaram para 207.717 unidades em agosto. O resultado corresponde a uma queda de 7,93% em relação ao mês de julho (225.597 vendas), quando ainda vigorava o programa de descontos do governo federal para estimular o setor automotivo.

 

 

Já na comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas de veículos novos no Brasil recuaram 0,41%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), associação que representa as concessionárias.

O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, ressalta que apenas o segmento de automóveis encolheu em relação a julho. "As ações do governo permitiram o acesso do consumidor, que havia perdido o poder de compra, aos veículos de entrada, o que demonstrou que o preço influencia na escala necessária para a recuperação do setor”, analisa.

Diante dos resultados de agosto, Andreta Júnior afirma que as medidas provisórias ajudaram a aquecer o setor apenas momentaneamente. De acordo com ele, os números evidenciam a necessidade de uma política de fomento industrial de longo prazo. "Algumas marcas ainda tinham saldo de veículos com desconto patrocinado a oferecer, o que fez com que o resultado não fosse ainda pior", observa ele.

Os recursos disponibilizados pelo governo federal para bancar a redução no preço de automóveis se esgotaram no início do mês de julho e resultaram na venda de 125 mil automóveis zero-km com desconto.

Mesmo com o recuo registrado em agosto, a evolução total de emplacamentos no Brasil continua com alta de 13,7% no acumulado do ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Andreta Júnior, no entanto, ressalta que o desempenho tem como base a baixa média histórica apurada no primeiro semestre do ano passado, quando a escassez de peças e componentes ainda limitava o segmento. "Neste ano, não há sinais de que teremos uma forte recuperação na segunda metade do ano", prevê. 

 

Fonte Venda de veículos cai em agosto após fim de incentivo do governo - Notícias - R7 Economia