Grécia: bombeiros garantem que maior parte dos incêndios está sob controle

Grécia: bombeiros garantem que maior parte dos incêndios está sob controle

Os incêndios florestais na Grécia estão, em sua maioria, sob controle, mas centenas de bombeiros se concentram em pontos-chave diante da ameaça dos ventos fortes, declararam as autoridades locais neste sábado (29).

"Estamos extinguindo os focos de incêndio mais isolados", disse à AFP um porta-voz do departamento dos bombeiros.

O funcionário acrescentou que "não há uma uma frente ativa" nos três maiores incêndios florestais registrados até agora, em Rhodes, Corfú e no centro do país, de onde milhares de pessoas foram retiradas de casa nas últimas semanas.

De qualquer forma, mais de 460 homens foram enviados para essas três áreas como precaução, disse o porta-voz.

 

 

Alimentadas por temperaturas altas, condições secas e ventos fortes, as chamas provocaram um caos no pico da temporada turística de verão na Grécia.

Cerca de 20 mil turistas e habitantes tiveram que sair de hoteis e povoados da ilha de Rhodes, além de centenas que deixaram as casas em Corfú e outras áreas.

Os incêndios deixaram ao menos cinco mortos e queimaram quase 50 mil hectares de vegetação, de acordo com estimativas do Observatório de Atenas, capital do país

Dois pilotos morreram quando o avião que pilotavam, equipados com bombas d'água, se chocaram contra o chão, durante o combate às chamas. Outros três corpos carbonizados foram recuperados na localidade de Evia e na zona industrial da cidade de Volos, no centro da Grécia.

 

Os incêndios provocam pressão política sobre o governo conservador do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, que foi reeleito faz um mês.

O ministro da Proteção da Cidadania renunciou ao cargo na quinta-feira passada, depois que foi divulgado que ele tirou férias enquanto o país lutava contra as chamas.

Durante mais de dez dias neste mês, a Grécia sofre o que os especialistas consideram a maior onda de calor já registrada em julho nas últimas décadas.

As temperaturas, que chegaram aos 46 °C nesta semana, começaram uma tendência de queda. 

O serviço de meteorologia nacional EMY informou que as temperaturas não passarão dos 37 °C neste sábado, mas são esperados ventos fortes, que podem alcançar 60 km/h.

A Croácia, Portugal e Itália também sofrem com as chamas, que mataram pelo menos 34 pessoas na Argélia.

Fonte https://noticias.r7.com/internacional/incendios-grecia-sob-controle-29072023