Revalida 2023: veja dicas para a segunda etapa da prova, que acontece neste final de semana

Nesta fase, os candidatos realizam o exame de habilidades clínicas, com tarefas específicas de cinco grandes áreas da medicina

Revalida 2023: veja dicas para a segunda etapa da prova, que acontece neste final de semana

segunda fase do Revalida 2023 será realizada no sábado, dia 24, e no domingo, dia 25, por todo o Brasil.

O processo é dedicado a médicos formados no exterior que desejam validar o diploma estrangeiro para exercer a profissão no Brasil.

Apenas os candidatos aprovados na primeira etapa, que é teórica, realizam a segunda fase, que contém prova de habilidades clínicas.

Dados fornecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram que 8,7 em cada dez médicos formados no exterior que tentaram validar seu diploma para atuar no Brasil, por meio do Revalida, não passaram para a segunda etapa no primeiro semestre de 2023.

Dos 9.236 presentes, só 1.217 foram para a fase seguinte. Isso representa uma aprovação de 13,18%.

No segundo semestre do ano passado, esse índice foi ainda menor: somente 12,75% dos 7.004 concorrentes passaram na primeira etapa do concurso. Desses, só 14,07% avançaram após a segunda fase: 265 candidatos.

No próximo final de semana, o participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina da família e comunidade: saúde coletiva.

A prova

O teste de habilidades clínicas é sempre realizado em um ambiente hospitalar envolvido com ensino e consiste em cinco estações por dia de prova, que duram cerca de dez minutos cada uma.

Nessas estações, haverá um chefe, um ator e a equipe de gravação. Os participantes podem receber até dez pontos, sendo cem a nota máxima para o conjunto de todas elas.

Há dois momentos de entrada: um grupo de manhã e um à tarde. A abertura dos portões acontece às 11h e às 15h, respectivamente.

"A prova prática nada mais é do que um teatro. Você vai ter que fazer o papel de um médico atendendo. O comportamento tem que ser bem estruturado, como o livro de medicina orienta, porque é a forma como vai ser cobrado", explica ao R7 George Mantese, médico especializado em família e comunidade do curso Revalidando. 

Como se trata de uma avaliação, não é possível tirar dúvidas com o examinador. Todos os procedimentos devem ser realizados da forma mais natural possível, ou seja, é necessário que o candidato tenha segurança no que está fazendo.

Os casos remetem a situações comuns do dia a dia e não a problemas complexos.

Um dia antes da prova

O dia anterior à avaliação não é para estudar e, sim, para revisar coisas importantes, sugere diz Mantese.

"É importante relaxar, comer alimentos leves e se manter sem estresse, além de ter uma boa noite de sono."

O candidato deve deixar separados os itens a serem levados para a prova: jaleco (obrigatório), documento de identificação, máscara e também a roupa que será utilizada.

"A gente sempre orienta estar bem vestido, porque a avaliação é feita por vídeo. Então, tem essa questão inconsciente do avaliador."

No dia da prova

O médico destaca que o maior limitante no momento da avaliação é o equilíbrio emocional: "O candidato tem que tomar cuidado para não levar para a prova tudo o que for ligado à ansiedade e ao medo. Tem que se conhecer para não se colocar em situações de estresse".

Ele orienta o concorrente a não participar de conversas sobre a matéria, que podem deixá-lo ainda mais nervoso. "Tente se sentar perto de alguém que vai falar sobre futebol."

Chegar com uma hora de antecedência ao local de prova também é importante para evitar imprevistos, assim como respeitar as normas de higiene: lavar as mãos, limpar a área de trabalho e usar máscara e luvas.

Mantese reafirma a importância de respirar fundo e até mesmo beber água para escapar da ansiedade.

Dicas para um bom desempenho

"Na prova, temos que fazer o teatro do médico perfeito", explica Mantese.

Esse processo começa com a introdução do paciente (quem é ele, de onde vem, o que faz). Em seguida, vem a investigação dos sintomas, o questionário sobre histórico familiar, doenças e as perguntas sobre medicamentos de que faz uso.

Depois, é realizado o exame físico, com o pedido de possíveis exames complementares. O candidato elabora a hipótese diagnóstica, avalia possíveis diagnósticos diferenciais, indica o tratamento, o prognóstico e realiza a conclusão.

"Os candidatos precisam se lembrar de que não podem pular nenhuma etapa", diz Mantese. "Se houver um manequim dentro da estação, vamos usá-lo. Se ouver um instrumento, ele deverá ser utilizado."

Mesmo no caso de um boneco, avise que vai realizar um exame e, no final, pergunte se ficou alguma dúvida. Linguagem corporal e empatia também são avaliados.

O especialista diz que é importante estar atento a todas as informações e ler tudo o que é entregue, frente e verso.

"Temos que mostrar para a câmera o que sabemos. É preciso verbalizar tudo."

Veja o cronograma

- Inscrições: de 15 a 19/5
- Pagamento da taxa de inscrição: de 15 a 23/5
- Solicitação de atendimento especializado e tratamento por nome social: de 15 a 19/5
- Divulgação da nota de corte: 24/5
- Cartão de confirmação da inscrição: 26/5
- Aplicação da prova: 24 e 25/6
- Divulgação do padrão esperado de procedimentos: 30/6
- Prazo para entrar com recurso do padrão esperado de procedimentos: de 30/6 a 6/7
- Resultado do recurso: 24/8
- Divulgação da versão definitiva do padrão esperado de procedimentos: 24/8
- Resultado preliminar: 24/8
- Resultado preliminar dos recursos: de 24 a 30/8
- Resultado dos recursos: 29/9
- Resultado final: 29/9

*Sob supervisão de Vivian Masutti

Fonte https://noticias.r7.com/educacao/revalida-2023-veja-dicas-para-a-segunda-etapa-da-prova-que-acontece-neste-final-de-semana-23062023