Inteligência Artificial, Realidades Aumentada E Virtual Dominarão O Futuro Das Compras

Inteligência Artificial, Realidades Aumentada E Virtual Dominarão O Futuro Das Compras

Tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) serão predominantes no varejo, assim como o crescimento da economia circular.

Cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas, a Inteligência Artificial (IA) tem tudo para apoiar e dominar o futuro das compras. É o que descobriu a mais recente pesquisa divulgada pelo serviço global de pagamentos e compras Klarna, com sede em Estocolmo (Suécia). Conforme o estudo, além da IA, esse cenário também será amparado pela Realidade Aumentada (AR na sigla em inglês) e a Realidade Virtual (VR).

Por conta disso, a publicação adverte que os varejistas terão que adaptar a sua oferta para conquistar compradores no horizonte que se desenha, pois se acredita que a IA, juntamente com a AR e a VR, serão predominantes tanto nas lojas físicas quanto no comércio online.

Para chegar a essas conclusões, a empresa ouviu cerca de cinco mil consumidores em cinco países, a fim de examinar os hábitos de compra daqui a 18 anos, quando a geração Z completará 40 anos e, ao lado da geração do milênio, fará parte dos consumidores dominantes.

Leia também: Os Impactos Da Inteligência Artificial Na Propriedade Intelectual

Além dos avanços tecnológicos, a pesquisa aponta que o futuro do planeta e o crescimento da economia circular também estão na mente dos consumidores.

Destes, 52% querem uma moda cada vez mais sustentável no futuro, 51% desejam que a economia circular tenha uma participação maior no setor de compras e um em cada três consumidores acredita que venderá e comprará itens usados com mais frequência.

Como a IA e as demais tecnologias apoiarão as escolhas dos consumidores

Conforme o estudo, tanto a IA como a VA e a VR deverão potencializar as futuras experiências de compras, embora não substituam o consumo na realidade. Nesse sentido, 41% da geração Z e 38% dos millenials acreditam que as compras em realidade virtual vão ultrapassar o consumo da vida real nos próximos vinte anos.

Ao mesmo tempo, mais da metade (52%) dos consumidores avalia que ainda comprará em lojas físicas em vez de online (33%) em 2041.

Sendo que a maioria da geração Z (81%) e dos millenials (75%) esperam que a AR melhore sua experiência de compra na loja física e um terço (33%) acredita que a tecnologia se tornará padrão em lojas de varejo.

Leia também: Comissão Discute Sobre O Uso Da Inteligência Artificial Na Educação

Enquanto isso, menos da metade dos entrevistados da Geração Z acha que experimentará roupas como faz atualmente (44%). Mais da metade quer usar camarins virtuais ou realidade aumentada, enquanto 23% pretendem usar IA a fim de obter conselhos de moda.

Além disso, metade da Geração Z é receptiva à ideia de ser abordada por um robô ao fazer compras na loja e 34% desejam ter acesso a consultores virtuais quando estiverem fazendo compras online.

Maior personalização e compras cashless

A publicação também revelou que a personalização está no topo da lista de desejos dos compradores do futuro. Ou seja, 70% querem uma experiência de compra cada vez mais adequada ao seu perfil e 42% creem que isto se torne uma realidade tanto na loja física como no varejo online.

Leia também: Área Contábil Tem Grandes Chances De Sofrer Impactos Do ChatGPT

Nesse contexto, aponta David Sandström, diretor de marketing da Klarna, a previsão é de que a próxima geração de consumidores espera uma experiência de compra por meio da qual os produtos encontrem os consumidores, e não o contrário, e a IA será fundamental para que isto seja alcançado.

Além de que, conforme prevê o ChatGPT, também consultado na pesquisa, recomendações personalizadas com base no histórico de preferências dos compradores se tornarão cada vez mais assertivos, tornando a experiência do consumidor mais eficientes e personalizada.

Finalmente, outra constatação do estudo é que o futuro cenário das compras será sem dinheiro (cashless em inglês). Afinal, consumidores de todas as idades (54%) concordam com a previsão de que a maioria das lojas físicas venderá por meio de métodos digitais de pagamento dentro de 18 anos, com 33% da Geração Z acreditando que essa mudança ocorrerá em cinco anos.

 

Fonte https://www.jornalcontabil.com.br/inteligencia-artificial-realidades-aumentada-e-virtual-dominarao-o-futuro-das-compras/