Enfeites de Natal podem custar caro: especialista dá dicas de como economizar na conta de luz

Enfeites de Natal podem custar caro: especialista dá dicas de como economizar na conta de luz

A época mais iluminada do ano chegou e, com ela, a prevenção se torna uma aliada fundamental na hora de decorar a casa com as luzes de Natal. Assim, é essencial estar atento para garantir a segurança elétrica e evitar sobrecargas que possam resultar em riscos como incêndios e explosões, assim como refletir em uma alta na conta de luz.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o consumidor que busca economizar pode acabar comprando materiais inapropriados e amontoando tomadas em um único local.

De acordo com o professor de engenharia elétrica da Faculdade Anhanguera Eduardo Alexandre, é preciso ter atenção na hora de entrar no espírito natalino:

· Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
· Assine a newsletter R7 em Ponto

“A sobrecarga de luzinhas pisca-piscas em uma única tomada, a junção de diversas tomadas próximas e até mesmo o calor gerado por manter essa iluminação ligada por muito tempo podem ser um grande risco de incêndios, sobrecarga e explosões”, adverte o professor.

Como escolher?

Alexandre afirma que as lâmpadas de Natal produzidas ou comercializadas no Brasil devem atender às especificações e serem testadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia):

“A embalagem do produto deve trazer informações (em português) sobre composição e outras características (tensão, corrente, potência etc.), além de instruções de instalação, uso (interno ou externo) e riscos. Os pisca-piscas não podem conter material ferroso no condutor, pois aumentam as chances de incêndio”, orienta.

 

LEIA TAMBÉM

Quanto tempo deve ficar ligada?

Para evitar prejuízos, os consumidores devem ligar as luzes no período noturno e desligá-las antes de os moradores dormirem. A recomendação é que, no momento em que for fazer a aquisição das luzes, as pessoas se certifiquem de que o material tenha passado por testes do Inmetro e Ibametro.

 

Como instalar?

De acordo com o professor, para ambientes abertos, como varandas, sacadas, fachadas e quintais, as lâmpadas devem ser impermeáveis. Opte por modelos tipo “mangueiras”, específicos para esses lugares.

O mesmo cuidado se deve ter ao colocar lâmpadas em árvores naturais, porque precisarão ser regadas. Certifique-se de ligar as lâmpadas a circuitos com fio-terra.

Ao instalar pisca-piscas que foram usados em outros anos, revise cada lâmpada e troque as queimadas, verifique se há fio solto e se o plugue está íntegro. Nunca deixe lâmpadas queimadas no circuito.

Ainda evite colocar as lâmpadas perto de fontes de calor e de cortinas, que podem propagar mais rapidamente o fogo em caso de curto-circuito.

Também é importante evitar a sobrecarga de uma única tomada ao conectar várias luzinhas piscantes. “A junção de diversas conexões próximas pode aumentar os riscos de incêndio e sobrecarga elétrica. Distribua de forma equilibrada para garantir um ambiente seguro.”

Alexandre alerta também sobre os riscos da sobrecarga e destaca que o calor gerado por manter a iluminação ligada por longos períodos pode resultar em problemas como incêndios.

Verifique as especificações técnicas das luzes (corrente, potência etc.) e siga as instruções de instalação e uso, considerando se são para uso interno ou externo.

Por fim, o especialista menciona formas de evitar o aumento da conta de luz com as decorações de Natal:

“É recomendado que utilize luzes de LED em vez das tradicionais incandescentes para reduzir significativamente o consumo de energia, proporcionando economia a longo prazo. O uso de temporizadores para ligar e desligar automaticamente as luzes em horários específicos evita o desperdício de eletricidade durante o dia, assim como escolher decorações que não requerem eletricidade e contribuem para uma redução geral no consumo de energia”.

Fonte https://noticias.r7.com/economia/enfeites-de-natal-podem-custar-caro-especialistas-dao-dicas-de-como-economizar-na-conta-de-luz-04122023