Ventania deixa estragos em diversas cidades do Paraná; em Dois Vizinhos, cobertura de posto foi arrancada

Postes e árvores foram derrubados devido à ventania. Segundo a Copel, cerca de 173 mil moradores ficaram sem energia elétrica. Ninguém ficou ferido, segundo a Defesa Civil.

Ventania deixa estragos em diversas cidades do Paraná; em Dois Vizinhos, cobertura de posto foi arrancada

Cerca de 20 cidades do Paraná registraram estragos devido às rajadas de ventos registradas na noite de quarta-feira (12). Entre elas está Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná, que teve a estrutura de um posto arrancada pelo vendaval.

 

 

Meteorologistas explicaram que as fortes chuvas e vendavais foram por influência pela passagem de um ciclone extratropical pelo sul do país. O fenômeno não chegou a passar pelo Paraná, e se dirigiu para o oceano.

A cobertura do posto que foi danificada fica às margens da PR-180. As rajadas chegaram a 90 km/h, segundo o Copo de Bombeiros.

Cobertura de posto de combustíveis é arrancado por vendaval — Foto: Colaboração

Cobertura de posto de combustíveis é arrancado por vendaval — Foto: Colaboração

Em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, houve registro de queda de árvores e postes. Moradores ficaram sem energia elétrica.

De acordo com os dados Governo do Paraná, o município de Santo Antônio do Sudoeste registrou queda de árvores, oito casas foram danificadas e 32 pessoas foram afetadas.

Em Rebouças, na região central do estado, 1.003 pessoas foram afetadas por alagamentos; três ficaram desalojadas, segundo o governo.

 

 

 

 

 

Moradores sem energia elétrica

 

Até a manhã desta quinta-feira (13), 173 mil consumidores estavam com o fornecimento de energia interrompido no estado, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

De acordo com o capitão da Defesa Civil, Marcos Vidal, as regiões mais atingidas no Paraná foram a sudoeste e oeste.

 

"Várias regiões do estado ainda podem ser afetadas ainda nesta quinta-feira, principalmente a região leste, como Curitiba, região metropolitana e litoral", disse.

 

 

Cidades afetadas

 

O Governo do Paraná divulgou o boletim das ocorrências relacionadas aos vendavais e chuvas registrados na noite de quarta-feira (12) e madrugada desta quinta (13).

 

 

Recomendações

 

A Defesa Civil alerta para moradores ficarem atentos a chegada de temporais. O órgão divulgou uma lista com orientações para situações de temporais e vendavais. Entre elas, estão:

Temporais

 

  • Evitar contato com as águas;
  • Não dirigir em áreas alagadas;
  • Evitar pontilhões e pontes submersas;
  • Redobrar atenção com as crianças

 

Deslizamentos

 

  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Qualquer movimento de terra ou encostas próximo às suas residências;
  • Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

 

Ventos fortes

 

  • busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados;
  • no local abrigado, fique longe de janelas.

 

FONTE https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2023/07/13/ventania-deixa-estragos-em-diversas-cidades-do-parana-em-dois-vizinhos-cobertura-de-posto-fo